De acordo com data.verifiedjoseph, a 20 de março de 2019, 1.129 websites ainda não estão disponíveis na União Europeia após o lançamento do RGPD. 😱 Muitos deles incluem grandes organizações de notícias.

Por quê? Porque eles não conseguiram cumprir as implementações técnicas do RGPD e, portanto, não querem enfrentar multas. Então, para contornar possíveis coimas, simplesmente bloquearam o tráfego da UE.

Se a sua empresa não cumprir com o RGPD, você poderá sofrer uma coima cujo valor pode ir até 4% do faturamento anual ou multado no valor máximo de 20 milhões de euros (o mais elevado dos dois), por incumprimento. Existe também uma abordagem diferenciada de multas. Por exemplo, uma empresa pode ser multada em 2% por não ter seus registros atualizados, não notificando a autoridade supervisora e o titular de dados sobre uma violação, ou não efetuando uma avaliação de impacto. (Art. 83)

Em janeiro de 2019, a entidade reguladora responsavel pela privacidade dos dados da França aplicou uma multa de 57 milhões de dollars à Google sob o RGPD. E a partir de fevereiro de 2019, houve mais de 59.000 violações de dados e 91 multas.

Através da Plataforma de multas do RGPD no Privacy Affairs pode-se verificar as estatísticas mais recentes.

É bastante óbvio que, se você tem uma pequena loja de comércio eletrônico, ou se é um desenvolvedor de WordPress, essas multas podem ser destruidoras!

Link para a Plataforma de multas por RGPD